O reconhecimento da Umbanda na ONU

A Umbanda como religião tem vindo a assistir um difícil percurso na História, mas o que é certo, é que com a força das entidades e dos Orixás, em um trabalho realizado como dedicação e amor ao próximo, todos os desafios impostos a nossa religião têm vindo a ser ultrapassados.
Durante 50 anos, realizou-se no Estado de São Paulo, no Brasil, a grandiosa festa em honra à São Jorge, mas porque esta festa? Porque que ela existiu?
Porque terreiros de todo o Brasil e do Estrangeiro se mobilizaram a estar presentes nesta festa durante 50 anos?
São Jorge, o Orixá Ogum, teve um papel fulcral e fundamental naquilo que é a Umbanda hoje. Dado que, no tempo da ditadura e antes de 1957, a religião era fortemente perseguida no Brasil pelas autoridades judicias, sendo prova viva disso o actual Presidente da União de Tendas de Umbanda e Candomblé do Brasil, o Pai Jamil Rachid, que em um momento de desespero onde a Policia perseguia todos os terreiros do Brasil, e o governo brasileiro não aceitava a
Umbanda como religião, incitando contra ela denominações de ceita e bruxaria, não reconhecendo a sua posição religiosa, realizou uma promessa a Ogum, da qual se a Umbanda triunfa-se sobre as perseguições policias realizaria durante 50 anos uma grandiosa festa em sua honra como forma de agradecimento a fim de juntar o máximo de umbandistas possíveis para honrar São Jorge, o Orixá Ogum.
O que é certo, é que a Umbanda triunfou, e hoje é uma religião reconhecida pelo governo brasileiro, bem como pela comunidade religiosa em geral no Brasil e no estrangeiro através do Vaticano, que na pessoa de João Paulo II, reconheceu a Umbanda como religião face o Estado da Santa Sé.
Mas sem dúvida, que até hoje um dos pontos mais altos da nossa comunidade religiosa aconteceu na viragem do segundo milénio para p terceiro, onde o Pai Jamil Rachid, Presidente da União de Tendas de Umbanda e Candomblé do Brasil, foi convidado pela Legião da Boa Vontade brasileira, a LBA, a representar as religiões afro-brasileiras na ONU, a Organização das Nações Unidas.

O porque dessa importância?
A ONU foi fundada em 1947, após a segunda guerra mundial, esta afirma-se no quadro internacional como a principal organização nacional de reconhecimento de nações, instituições e outras organizações, entre elas as ONG`s, organizações não governamentais.
Para além disso, tem vindo a desenvolver medidas de paz por todo o globo, e, pelo simples facto de ser a principal fonte de Direito Internacional Publico, a ONU em si é fonte de Direito, desde as convenções originárias, e mesmo ao
nível do Direito derivado com as suas resoluções que vinculam todos os países do mundo. Influenciando-os e levando a cabe o respeito e o vinculismo a maior Organização Mundial do Mundo.
Desta forma, Pai Jamil Rachid, quando foi a ONU na viragem do milénio, defender as religiões de origem afro-brasileiras, alcançou o reconhecimento da religião pela organização, fazendo com que a aceitação da religião passa-se da conjuntura interna brasileira para o quadro internacional levando a que a religião venha a assistir a sua difusão internacional sob protecção da ONU, que como organização internacional, deve de tomar posições perante os Estados contrariando algum tipo de discriminação religiosa que tenha contra a nossa religião.

E sem duvida que o evidente já não poder ser negado, a Umbanda como religião é universal , é do mundo, é de todos, é para todos. O mundo esta assistir uma nova grande revolução ideológica, a procura por um caminho espiritual de evolução e de espiritualização faz com que as pessoas procurem alternativas a aquilo que conhecem e que não responde as suas necessidades.
A Umbanda esta no Mundo como religião, sempre de braços abertos para que todos pensem e reflictam como querem o dia que logo vai nascer. E o melhor caminho a seguir para a sua espiritualização.
Assim, apesar de todos os desafios impostos a nossa religião, ela tem vencido e tirado de cada cruzada da sua defesa mais força e mais movimentos de revolução ideológica.
Neste âmbito, mas do que um um reconhecimento, a Umbanda na ONU, representa a universalização da religião pelo mundo afora, este momento é a Umbanda no mundo entranhada em culturas fortemente marcadas por ideologicas religiosas conservadoras, causando uma verdadeira religião, e o TUPOMI como sob-sede na Europa da União de Tendas de Umbanda e Candomble do Brasil, esta a ter um papel activo na Europa ,quanto a difusão da Umbanda e dos cultos afro-brasileiros no mundo.
Assim, Pai Jamil orgulha-se de ver que o seu trabalho de anos esta a ser recompensado, e que os umbandistas seguem os seus exemplos por todo o mundo.

Jamil Rachid ou Jamil de Omolu, cresceu no seio de uma família Ortodoxa , pois sua mãe era da Igreja Maior Ortodoxa Maronita, médium de incorporação na desde 1948, por motivo de saúde foi iniciado no Candomblé por Tata Fomotinho, em 1959.Pai Jamil é presidente da União de Tendas de Umbanda e Candomblé do Brasil e representante mundial da Umbanda. Pai Jamil representou a Umbanda e as religiões afro-brasileiras na Conferência de Cúpula da Paz Mundial para o Milénio, realizada em 28 de Agosto de 2000, na sede da ONU , em Nova Iorque.
“A pirâmide do Templo da Boa Vontade transmite uma imantação para o fortalecimento do perispírito e do Anjo da Guarda de cada Ser Humano. Parabéns ao nosso Irmão Paiva por dar de presente ao Brasil este grande monumento. Estamos nós, de mais de 38 mil tendas de Umbanda, só de São Paulo, ao lado da LBV. Quando Paiva Netto traz o Ecumenismo às religiões, à união das crenças, ele está recebendo as bênçãos directamente de Deus”.
Agradecimento de Pai Jamil Rachid á LBV pela presença na ONU

José Diogo Conde
Jornal Exercito de OXALÁ Maio 2010

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s