Lições que os Pretos(as)-Velhos(as) nos transmitem para o dia a dia

1:ª – FÉ
2.ª – HUMILDADE
3.ª – CARIDADE
4.º – AMOR

1.ª A FÉ
A Fé é a força que transformou a energia de revolta dos negros escravizados em força regeneradora, que vivendo no sofrimento, deu alento, alegria e sentimento de vida aos que na Sanzala, trabalhavam de sol a sol, para hoje cumprirem a sua missão junto de nós.
A Fé é a única coisa que eles nunca questionaram, porque a Fé é força viva, que nos impulsiona no caminho da vida.
Eles questionaram tudo, menos a sua Fé em Olorum e nos Orixás trazidos consigo nos barcos negreiros que atravessaram Oceanos.
Questionaram:
· Porque outro ser Humano, criado (também) pelo mesmo Deus, escravizava outro ser Humano, também ele, Filho de Deus?
· Porque me bates, quando eu só rezei ao nosso Deus?
· Porque me prendes, quando eu só quero trabalhar com Amor?
· Porque me açoitas no tronco, quando eu já não posso mais?
· Porque me maltratas, quando eu também sou filho de Deus?
· Porque me calas, quando eu só quero ser livre, como tu?
· Porque me odeias, quando eu te amo?
Mas a Fé eles nunca questionaram, mesmo nos momentos mais difíceis, aqueles espíritos que estavam a ser preparados, no sofrimento da carne, poderiam testar a sua fé, mas não, muitas das vezes não havia gritos de dor…havia silencio…no amor que eles davam, no perdão ao seu opressor…
Porque eles sabiam, que aquela provação na carne, lhes ia fortalecer o espírito que estava a ser moldado no campos Astral para o trabalho que hoje desenvolvem aqui, junto a nós, nos auxiliando na nossa vida, para que nós também sintamos na carne, o fortalecimento do espírito.

2.ª – HUMILDADE
Quem melhor para nos dar lições de humildade e força do que aqueles que mesmo sendo Grandes, se mostram pequenos nas grandes coisas.
A Humildade é um sentimento de força. Que só grandes seres, têm a capacidade de o demonstrar.
Preto-velho é o exemplo mais simples e singelo de definir a Humildade, porque quem sofreu e perdoou domo eles, pode ser Senhor de uma energia tão pura, e que muitas vezes essa energia nos passa, sem se identificar. Eles estão presentes sempre nas nossas vidas, mesmo nos momentos mais difíceis, com os seus conselhos.
A maior prova de Humildade é a cura pelo passe que eles nos dão…é a limpeza que a fumaça do cachimbo nos dá…é o conselho que só um entendido da vida (como eles) nos dão… Por isso a postura e o respeito que devemos demonstrar na presença de tão sublime Espírito de Luz, emanado do próprio Deus.

3.ª CARIDADE
Caridade, acto tão nobre, mas muitas vezes desvirtuado e despido do seu sentido, por isso os Pretos-Velhos nos dão a
lição de que a Caridade é um passo para o nosso equilíbrio espiritual.
A Caridade não é um acto de demonstração e de vaidade, por isso eles nos ensinam que “quando dermos algo com a mão direita, o escondamos da mão esquerda, para ela não ver…”. A Caridade é um acto que só pode vir do coração e que eles bem entendiam quando nas sanzalas, junto dos seus, a vida tinha que ser um acto de solidariedade e ao mesmo tempo de caridade.
Que acto tão lindo…belo…solidário…e de caridade…quando as Pretas-Velhas, tratavam, cuidavam, amamentavam e amavam…os filhos dos Senhores, como se fossem os seus próprios filhos. Este é o maior acto de caridade, porque sem ressentimentos, sem julgamentos, ofereciam o seu papel de “MÃE”, com a dignidade que esse papel tem na criação e, como ele é um acto de reconhecimento de um valor máximo – Liberdade – porque, este acto, por vezes omitido nos anais da história, ou, muitas vezes, relegando-o para segundo plano, foi o acto que levou um dia a eles libertarem as amarras que os prendiam – Este grito de Liberdade em silencio…no Amor, foi alem de um acto de coragem, um valor sentido de CARIDADE.

4 – AMOR
O Amor…teve, e terá sempre… interpretações diferentes, mas o sentido do Amor é só um. O despegar de emoções negativas e, estar só com a chama viva do Amor, envolvendo o seu espírito, mesmo na ligação do nosso perispirito ao corpo carnal.
O Amor é um acto e um percurso que todos temos de efectuar, porque somos uma criação de Deus e, que como tudo o que Deus cria, só pode caminhar para o Bem. E o Bem simboliza o Amor puro, que só na presença e protecção dos nossos Orixás ele será atingido. Até lá somos uns meros aprendizes do Amor.
O Amor está vivo na presença dos nosso Pretos-Velhos que trazem consigo essa centelha, que só seres especiais, têm e dominam, porque deriva da essência Divina.
Muitas vezes amar é dizer não! É dizer que aquele caminho não vai dar certo, é sentir que o sofrimento é por amor.
A história nos ensina que o amor atravessa idades e, que muitas vezes um acto sensato…um acto de afastamento…é também um acto de amor…
Porque Amor é sempre algo que não tem tradução…não tem explicação…porque não se explica nem se traduz o que não é explicável…só é sentido…e cada um sente…de maneira diferente…
Mas o Amor cresce e se enraíza no coração de quem ama, e isso quando se procura entender o “outro” sem complexos… sem querer ganhar nada, mas simplesmente Dar e receber Amor!
Como diz Preto-velho “ O Amor é um sentimento que não se explica, dá-se e não esperes receber.
Mas se houver retorno…Meu Filho…conseguis-te Amar, porque o outro recebeu, entendeu e percebeu que tu estás aí…”
Por isso, aos poucos e poucos, os negros, escravos, foram-se libertando das amarras que os prendiam à escravidão, mas só o foram conseguindo, porque espíritos com alta energia e com essa missão, foram reencarnando e alterando esse estado “negro” da vida.
E foi, naturalmente, que com a promulgação da “Lei Áurea” no dia 13 de Maio de 1888, assinado pela Princesa Isabel, se deu um passo importante, mas que ainda não terminou.

Tudo faz sentido, porque como disse Fernando Pessoa “Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce…”

Esta é a minha Humilde Homenagem a todos os Pretos-Velhos que descendo de Aruanda nos vêm ajudar para que a nossa vida seja uma vida com Amor, Humildade, Caridade e Fé.

ADOREI AS ALMAS
AXÉ

TEOPER
Jornal Exercito de OXALÁ Março 2014

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s