TODO O HOMEM É MEU IRMAO

Tu, a quem a vida pouco deu, que deste o nada que foi teu em gesto desmedidos…
Tu, a quem ninguém estendeu a mão e mendigas o pão dos teus sentidos…
Homem só, meu irmão!
Tu, que andas em busca da verdade e só encontras a falsidade em cada sentimento…
Inventa, inventa amigo uma canção, que dure para além deste momento…
Homem só, meu irmão!
Tu, que nesta vida te perdeste e nunca a mitos te vendeste, dura solidão…
Faz dessa solidão o teu chão sagrado, agarra bem teu leme ou teu arado…
Homem só, meu irmão!
(Dr. Luiz Goes)

Neste poema, estão todos e faltam alguns, pela sua diversidade, dos homens que são todos nossos irmãos. Vejamos o significado da palavra fraternidade:
Fraternidade é um termo oriundo do latim frater, que significa “irmão”.
Por esse motivo, fraternidade significa parentesco entre irmãos. A fraternidade universal designa a boa relação entre os homens, em que se desenvolvem sentimentos de afecto próprios dos irmãos de sangue.

A Declaração Universal dos Direitos do Homem refere “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”
Penso por isso, que respeitar e praticar a Fraternidade Universal, não só é Direito como obrigação de todos e de cada um em particular.
Um dia, um Preto-Velho deixou-me a seguinte mensagem: “ Filho, há três coisas que você não pode perder e se não tem, deve ganhar…
Humildade, Caridade e Fraternidade, sem isto, você não tem nada…”
Muitas vezes, tantas vezes, olhamos para os outros e os definimos como inimigos, ou não amigos, muitas vezes por uma palavra menos correcta, impensada, uma atitude que nos desagradou, mesmo desconhecendo a razão das mesmas. Outras vezes, infelizmente recorrentes, por relatos que nos foram transmitidos. Alguém me ensinou: “ Não viste? Não ouviste? Não estavas lá? Então não sabes!”
Outras vezes, nem sabemos a razão, (ou acreditamos saber?!) mas basta um olhar. Isto é suficiente, para que determinada pessoa, passe a fazer da nossa lista de “Persona non grata”.
Todas as pessoas cometem erros, e todos os erros podem ser perdoados…
basta querer. “O perdão é superior à vingança, por ser esta, filha de uma natureza feroz e por revelar aquele, a condição humana e meiga.” (Epiteto) “ Todas as coisas da Criação, são filhas do Pai e irmãs do Homem. Deus quer que ajudemos aos animais se necessitarem de ajuda. Toda a criatura em desgraça tem o direito a ser protegida.” (Francisco de Assis). Porque não tentar, daqui para frente, perdoar?! Porque não aceitar que talvez exista uma razão para tal… cada um de nós, sozinho não é nada. Eu não sou nada sozinha! Xico Xavier, diz “Mas quem sou eu senão uma formiga, das menores, que anda pela Terra cumprindo sua obrigação.” Devemos ser tolerantes com os outros.
Muitos, estão perdidos no caminho. A Ignorância, a avareza, o ciúme, a desconfiança, a falta de humildade, a ausência de fraternidade e de caridade, são tão vulgares em pessoas que se encontram perdidas ou confusas no seu caminho. A Caridade a Humildade e a Fraternidade, servem para ajudar Estes e Todos. Não devemos contudo esquecer, que só vamos conseguir resultados positivos, se praticarmos connosco. Somos o nosso Maior Amigo, mas também o nosso Pior Inimigo. Nada, podemos fazer pelos outros que não comece por nós mesmos. Como vamos pedir a alguém, que haja connosco da forma que
nós mesmos, não agimos connosco e com os outros!
Devemos escutar mais e falar menos.

“Há tanta suavidade em nada dizer/ E tudo se entender.” (Fernando Pessoa).

Quando por exemplo um sem-abrigo nos aborda na rua, tentando balbuciar qualquer coisa… pedir talvez… nem sabemos! Não queremos saber! Está sujo, tem cheiro, temos receio, por isso não deixamos sequer que se aproxime, quanto mais ouvir o que ele tem a dizer! É Caridade e Respeito.
É básico, mas é real. Esquecemos tantas vezes o respeito e caridade…
É um ser humano, como nós, com um caminho de vida diferente do nosso, certo. Mas quem somos nós, para “Achar” que o caminho dele está errado e o nosso está certo?! Não temos conhecimento do que lhe surgiu no caminho, ou que já vem com ele desde a reencarnação, que o atirou para a estrada que segue agora! Não fomos enviados para cá, para Julgar ninguém. Não é essa a nossa função. Esse poder, não é nosso. É de DEUS! Só DEUS conhece as razões. A ninguém interessa as razões que não são nossas. Só a DEUS! Ele
está em permanente vigilância. Ele sabe como agir e quando! Devemos ter consciência permanente, que todos nós somos eternos aprendizes, nesta vida.
Estamos em permanente “acabamento”. Somos seres espirituais, sim, mas inacabados! Fomos enviados para esta Terra, para nos aperfeiçoarmos. Para dar a nossa humilde ajuda, a quem dela necessitar e sobretudo, a quem a aceitar! Ninguém pode ajudar Alguém, se Alguém não aceitar a nossa ajuda, é certo. Mas entendo também, que não é porque alguém recusou uma vez ajuda, que devamos desistir de tentar ajudar.
É difícil, sim muito difícil. Já aconteceu, quase a toda a gente, ajudar alguém e receber no final ingratidão. E de novo, se necessário, pedem ajuda. E pensamos “ para quê, não sabe o que é gratidão!” Aqui reside a Humildade, voltar a ajudar. Entendo que a Humildade, o Respeito, a Fraternidade, são isso mesmo. Não desistir e insistir em mostrar o que Humildade, Caridade e Respeito querem dizer. Mostrar, não é sinónimo de Ensinar. Isto, nem todos o podem fazer, pois é necessário que se tenham obtido conhecimentos, sejam
eles de vida ou académicos e que estes estejam consolidados! Eu, não pretendo ensinar nada, mas partilhar e mostrar, o que me for possível da minha vivência. Tenho apenas a minha vivência, muita ou pouca, boa ou má, é a minha!
Oferecer ajuda, só de coração. Sem querer receber nada em troca, sem querer que nos agradeçam, sem querer ser reconhecido.
Dar por dar. Para mim, isto é Caridade, Fraternidade e Humildade!
Axé!

Luísa Carvalho
Jornais Exercito de OXALÁ Março de 2014

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s